O prefeito de Guaratinguetá Junior Filippo recebeu na tarde desta quarta-feira (03/10) a equipe de reportagem do site www.guarafutebol.com.br para falar de sua paixão pelo Tricolor do Vale e parabenizar o clube pelos nove anos completados na última segunda-feira.
Com muito bom humor e simpatia, Fillipo relembrou diversas vezes na entrevista o desafio feito aos investidores do Guaratinguetá e declarou que não entendia nada de futebol, e que a paixão pelo esporte surgiu graças ao Guará.
Ao falar do momento que a equipe recebeu no “Ninho da Garça” o Corinthians pelo Paulistão, o prefeito disse que ficou emocionado com a quantidade de torcedores que lotaram o estádio, “o que eu vi naquela tarde foi fantástico, algo que nunca mais esquecerei na minha vida”.
Guarafutebol: O que dizer destes nove anos do Guaratinguetá?
Junior Filippo: O clube faz nove anos de vida e quem comemora é a cidade. Nestes nove anos, o Guaratinguetá já atingiu a maturidade a ponto de em um período muito curto chegar à divisão de elite do futebol paulista em grande estilo, como o Campeão Paulista do Interior. Isso é muito positivo para todos em Guará. O Tricolor do Vale está de parabéns!
GF: Como o prefeito avalia o trabalho que está sendo desenvolvido no Guaratinguetá Futebol?
JF: A avaliação que faço do trabalho dos dirigentes do Guaratinguetá é extremamente positiva, pois se avalia de acordo com os resultados, sendo assim com os excelentes resultados obtidos o conceito que tenho é o melhor possível. Sei que o Guará está no caminho certo.
GF: E a parceria entre clube e prefeitura de Guaratinguetá?
JF: É uma parceria de verdade, onde o município preparou seu estádio municipal para ser o palco deste momento especial que o Guará está vivendo. Se não fosse essa parceria, nada disso estaria acontecendo. Tudo isso começou com uma aposta que fiz ainda em 2006 (antes do acesso para série A-1) para estimular os investidores a acreditar na parceria com a cidade. Os investidores fizeram a parte deles e nós fizemos a nossa e quem ganhou com tudo isso foram os torcedores e a cidade que ganharam um estádio confortável e uma equipe de futebol com qualidade e um time campeão.
GF: Por ser um clube-empresa, o Guaratinguetá está um passo a frente de muitos adversários?
JF: Com certeza, o futebol passa a ser visto de uma forma empresarial, trata-se de um negócio, portanto o profissionalismo tende a ser maior.
GF: Por ser um homem público e estar sempre em contato com a população, o prefeito já notou uma identidade maior entre o povo guaratinguetaense e o clube?
JF: O fato do Guaratinguetá estar na primeira divisão e ter brilhado tanto como brilhou nesta primeira participação no Paulistão, fez com que auto-estima da cidade se elevasse, isso acaba despertando a paixão da cidade pelo time e por Guaratinguetá, isso cria um espírito de corrente para frente sendo muito positivo para cidade e para o clube.
GF: Como foi ver o estádio lotado na tarde em que o Guaratinguetá recebeu o Corinthians pelo Paulistão?
JF: Um momento único, eu com 37 anos de idade nunca tinha visto, sentir a certeza que o futebol é uma paixão, ter a certeza que valeu e muito ter lançado aquele desafio aos investidores do Guará. Foi para mim uma emoção muito grande, até difícil de explicar.
GF: Está confirmado que no Paulistão do ano que vem o Guaratinguetá receberá em seu estádio dois grandes clubes, existe a possibilidade de ser Santos e São Paulo, já consegue imaginar esses confrontos?
JF: Serão dois grandes dias de muita felicidade para a cidade de Guaratinguetá. Receberemos estas equipes com muito orgulho, mas desde já espero que sejam jogos com resultados positivos para o Guará! Com certeza serão dois dias para entrar na história da cidade de Guaratinguetá.
GF: Está acompanhando a Copa Federação Paulista de Futebol?
JF: Sim, trata-se de uma Copa que não é tão apaixonante como o Campeonato Paulista, mas é o caminho mais rápido para disputar uma Copa do Brasil, um campeonato a nível nacional que classifica para uma Libertadores da América, então como um bom torcedor tricolor estou torcendo muito pelo sucesso da equipe nesta competição.
GF: O prefeito Junior Filippo é um torcedor apaixonado por futebol?
JF: Eu aprendi a ser torcedor de futebol com o time do Guaratinguetá. Confesso que não era ligado em futebol, apenas assistia às partidas da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, mas hoje o Guaratinguetá me despertou a vontade de torcer e vibrar com o futebol. Hoje posso dizer, quando o Guará joga é um dia diferente, um dia especial.
GF: O que o prefeito espera do Guaratinguetá?
JF: Espero que o Guaratinguetá possa ser feliz neste e nos próximos campeonatos, que o clube consiga sempre lutar pelo objetivo de ser campeão, embora seja muito difícil. Quero também que este time tenha sempre essa mesma gana e vontade que despertou esta paixão em todos nós. Que o Guaratinguetá continue sendo este time apaixonante, este time vencedor!